Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Bacharelado em Gastronomia

Área do conteúdo

Grupos de Estudo e Pesquisa

Grupo de Estudo em Gastronomia Brasileira – GEPGB

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gastronomia Brasileira – GEPGB vem desenvolvendo suas atividades desde 2019. Iniciou suas pesquisas com o Projeto Biodiversity for Food and Nutrition – BFN, coordenado pelo Bioversity International e pelas agências PNUMA, FAO e o Ministério do Meio Ambiente no Brasil, quando foi cadastrado no Instituto de Cultura e Arte -ICA. Em 2020 e 2021 se fortalece com a aprovação e início do Mestrado em Gastronomia. O GEPGB visa incentivar novas pesquisas no cerne da Gastronomia Brasileira, bem como, o desenvolvimento de publicações, que possam beneficiar a formação de discentes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos, pesquisadores, e que estas contribuam para mitigar os problemas sociais, ambientais e de saúde no Brasil, notadamente na Região Nordeste. Seu objetivo é pesquisar e discutir os temas da Gastronomia Brasileira relacionados às áreas da Gastronomia, Biodiversidade, Sustentabilidade, Nutrição e Saúde na perspectiva multidisciplinar.

Líder do Grupo: Adriana Camurça Pontes Siqueira

Link para acesso

Laboratório de Gastronomia: Ciência, cultura e arte

O laboratório é constituído principalmente por profissionais da área de gastronomia, tecnologia de alimentos, nutrição, química, pedagogia e sociologia com interesse em comum no que se refere à alimentação humana. Além de contar com alunos de graduação, de pós-graduação e com profissionais de outras instituições, ligados às referidas áreas. O laboratório tem como objetivos buscar novas utilizações das matérias primas existente no país, caracterizar os alimentos típicos já existentes, bem como desenvolver novos métodos e técnicas de preparo, visando melhorar a qualidade dos alimentos e o conhecimento e registro da cultura gastronômica regional do nosso país, principalmente no que se refere aos alimentos típico. Além disso, existem poucas publicações científicas que procurem ressaltar a gastronomia pelo campo da ciência, arte e cultura. Em um país, há a necessidade de uma gastronomia forte e desenvolvida, com profissionais criativos e desbravadores que contribuirão para que novas fronteiras sejam alcançadas. É válido destacar que, atualmente estão despontando novos conceitos na cozinha, sendo um celeiro de pesquisas em diferentes áreas. Assim, a visão da cozinha elaborada torna-se fruto de intensa pesquisa e conhecimento técnico-científico, a qual mescla produtos e técnicas utilizadas tanto na química como durante a preparação e/ou elaboração do alimento. Portanto, o Laboratório tem como meta oferecer a compreensão científica sobre os alimentos pela visão gastronomia da arte, cultura e ciência, principalmente das regiões brasileiras. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de processos que vise submeter os alimentos ao domínio das técnicas e procedimentos para a melhoria do seu manuseio e ou manipulação e para o conhecimento dos seus aspectos químicos, sensoriais e culturais. Outro aspecto a ser destacado é a formação de pessoal qualificado no setor, contribuindo assim para o desenvolvimento da gastronomia, a nível regional e nacional.

Líderes do Grupo:

Paulo Henrique Machado de Sousa

José Arimatéa Barros Bezerra

Link para acesso

Laboratório de Pesquisa em Gastronomia Social (LAGS)

As principais repercussões são obtidas através da publicação de livros, artigos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso dentro das linhas de pesquisa que compõe o laboratório de Gastronomia Social. A proposta é que a sociedade tenha ciência das ações que envolvem a gastronomia social e que através dos seus conhecimentos consigamos o desenvolvimento de comunidades, melhorias em políticas públicas e fomentar outras pesquisas na área, consolidando a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, por exemplo, com a área da antropologia, sociologia, psicologia, ciência de alimentos, turismo e meio ambiente.

Líder do Grupo: Eveline de Alencar Costa

Link para acesso

Grupo de Estudo e Pesquisa em Cozinha Afetiva – GEPCAfeto

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Cozinha Afetiva (GEPCAfeto) está vinculado ao Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e oficialmente está iniciando seus estudos e pesquisas no ano de 2024. Inicialmente suas pesquisas estarão voltadas ao estudo e revisão da literatura sobre questões conceituais e interpretativas acerca do tema, que por ser um termo considerado ainda recente, no meio acadêmico, carece de estudos mais aprofundados. A Cozinha Afetiva é comumente vista apenas com ar nostálgico positivo. Entretanto alguns estudos já iniciaram um aprofundamento, fazendo inclusive cruzamentos e discussões com outros movimentos, como o Comfort food e o Soul food, bem como com políticas públicas. Mas adiante realizará investigações de campo, por meio de entrevistas, observações, filmagens e registros fotográficos, buscando elementos concretos acerca do tema, no intuito de produzir publicações científicas, realização de documentários e registros iconográficos.

Líder do Grupo: Robson Nascimento da Mota

Link para acesso

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo